Carnaval, tempo de festa e alegria. Mas, para desfrutar com tranqüilidade, é importante tomar cuidados com o que se vai comer durante a folia. Segundo especialistas, o maior pecado é o excesso de bebidas e alimentos gordurosos. O resultado são diarréias, intoxicações, febre, vômitos, enfim, festa interrompida. O gastroenterologista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, André Nazar, explica como dever ser a alimentação dos foliões.

"A primeira coisa importante é sempre se hidratando muito bem, tomando água, água de coco, um suco de fruta, tomando cuidado também pra ver se as frutas estão adequadas, se foram conservadas adequadamente. Alimentos leves, comer frutas, legumes. Ter sempre consigo cereais. E, de preferência, escolher bem o lugar que come, porque a maioria das vezes se come na rua. Esses alimentos quentes de carrocinha de rua, tipo cachorro quente, maionese exposta ao sol, isso tudo deve ser evitado."

Outra dica de Nazar são os sorvetes, principalmente, os de fruta. Ele aconselha ainda evitar carnes mal passadas ou cruas, como carpaccio e comidas japonesas. Esses alimentos associados ao calor facilitam a intoxicação alimentar.

 

 

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110161

Publicidade