O Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, vai realizar um estudo para testar a eficácia dos medicamentos oferecidos pelo SUS no tratamento da osteoporose. Cerca de quatrocentos voluntários que sofrem da doença vão participar da pesquisa. Os selecionados vão passar por exames para avaliar o ganho ósseo obtido com os medicamentos. A pesquisadora do Into, Maria Eugênia Duarte, explica que o Instituto ainda recruta voluntários e detalha como eles devem ser:
"Primeiro, 60 anos ou mais, homens e mulheres de qualquer raça. Agora é importante salientar alguns pequenos pontos. Esse paciente não pode estar em tratamento para a osteoporose. Ele não pode estar tomando nenhum remédio para tratar a osteoporose, porque senão a gente vai mascarar os resultados. O paciente também tem que ser portador de osteoporose grave."
Para participar da pesquisa, o candidato deve morar no estado do Rio de Janeiro e fazer o cadastro no site: www.into.saude.gov.br. A osteoporose é uma doença que leva ao enfraquecimento dos ossos devido à falta de cálcio no organismo.
Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110132