Além de ajudar na saúde, a alegria, a felicidade e outros sentimentos positivos podem melhorar a qualidade de vida. É o que revela um grupo de cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que revisou todas as pesquisas científicas sobre o assunto. No estudo, os pesquisadores constataram que sentimentos bons são importantes no combate ao estresse e outras doenças. Para o presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Curi, isso acontece por que as emoções agem diretamente no metabolismo das pessoas.
"As emoções positivas, o bem estar psicológico, favorece uma série de reações metabólicas positivas, com hormônios e também com o que nós chamamos de mediadores inflamatórios, potencializando positivamente a reação imunológica da pessoa. Então, o bem estar que a pessoa sente, com emoções positivas, influi na qualidade de vida, possivelmente até no prolongamento da vida, na reação aos tratamentos, na prevenção de câncer e doenças infecciosas."
Ainda segundo Jorge Curi, as pessoas de bem com a vida combatem outro inimigo da saúde: o estresse. Para viver bem e com saúde, Curi indica alimentação saudável e atividades físicas regulares, sempre associadas ao controle do estresse.
Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110109