Uma pesquisa recente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul revelou que o bruxismo pode estar relacionado com a dificuldade de respirar durante o sono. O estudo usou placas de avanço mandibular, uma espécie de aparelho dental que a pessoa coloca na boca antes de dormir. A placa ajuda a pessoa a respirar melhor, e, assim, combate a apneia e o ronco de quem tem bruxismo. Testada em 28 pacientes, o instrumento amenizou o problema em 27 pessoas. A dentista Rejane Silveira explica que a doença pode prejudicar os dentes se não for tratada corretamente.
"Os nossos dentes foram feitos para ficarem em contato, trabalhando, em torno de meia hora, quarenta minutos, durante o dia, durante a mastigação. Só que às vezes, por tensão, estresse emocional ou algum outro motivo, a gente acaba forçando essa mordida e deslizando os dentes. Isso provoca desgaste, perda óssea, dor de cabeça e estalido na articulação."
A dentista Rejane Silveira acrescenta que o bruxismo não tem cura e pode aparecer em qualquer idade. Ela alerta que é importante procurar um dentista para fazer o tratamento contra a doença para evitar problemas na mastigação e nos dentes.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110108