Dados recentes da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, a PeNSE, feita pelo IBGE, revelam que 23% dos estudantes brasileiros estão acima dos peso adequado. Do total de crianças e jovens entrevistados, 16% têm sobrepeso e 7% já são considerados obesos. Para evitar problemas de saúde e garantir mais energia e disposição na escola, os pais precisam ficar atentos à alimentação dos filhos e elaborar lanches mais saudáveis. A nutricionista Fernanda Damas recomenda fugir dos alimentos industrializados.
"Na verdade, tem que ter muito cuidado na hora de preparar a merenda das crianças. Então procurar colocar alimentos mais saudáveis e não muito perecíveis, porque, afinal de contas, eles ficam na lancheira durante muito tempo até o consumo. Então dar preferência aos sucos naturais. Fazer um sanduíche com, por exemplo, margarina. Biscoitos integrais, doce ou salgado. E sempre estimular o consumo de uma fruta."
A nutricionista alerta que é importante evitar iogurtes, por exemplo, que precisam de refrigeração. Além, é claro dos alimentos, ricos em gordura, que devem ser evitados sempre.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110098