Dados do Ministério da Saúde revelam que apenas trinta por cento dos casais fixos usam camisinha durante as relações sexuais. Para o diretor do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, isso acontece porque, no Brasil, as pessoas acreditam que não há risco nas relações com parceiros fixos. Segundo ele, o risco sempre existe e, por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que todos os casais, fixos ou não, usem preservativos em todas as relações, seja no início do relacionamento ou depois de muitos anos de convivência.
"Quando você começa a decisão de ter uma relação sexual nova com namorado novo e namorada nova decide que vai usar preservativo, sim, que é importante. Depois de uns três meses juntos, você purifica seu parceiro e para, sem saber o que aconteceu anteriormente. Prevenção é preservativo. Nós não sabemos se quem entramos em contato está infectado ou não."
Dirceu Greco lembra que, além do uso do preservativo, o diagnóstico também é um fator importante na luta contra a Aids. Hoje, estima-se que, no Brasil, cerca de 250 mil pessoas tem o vírus e não sabem.
Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110096