Verão, estação do sol e de muita praia, piscina. Com tanta diversão, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde dos olhos. Isso porque, a combinação da alta exposição ao sol com o sal do mar e o cloro das piscinas pode irritar os olhos e provocar doenças como a conjuntivite, a mais comum neste período do ano. O olho fica vermelho, lacrimejando, às vezes inchado e qualquer claridade incomoda. Segundo o oftalmologista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Luis Carlos Portes, ainda no verão, é comum a conjuntivite virótica, que passa facilmente de uma pessoa para outra. Por isso, ele recomenda cuidados ainda maiores:

"Isso contamina outras pessoas se usar a mesma toalha, se usar o mesmo objeto, a fronha que deitou. Isso começa no olho, depois passa para outro. Deve se procurar um oftalmologista, fazer compressas frias, usar colírios, mas só aqueles que forem prescritos pelo oftalmologista. A lavagem dos olhos com a solução de água, soro fisiológico, também é valida. Óculos escuros para proteger e evitar coçar os olhos quando está com essa crise. Mas nunca usar medicamentos sem a prescrição, que isso pode ter um efeito colateral prejudicial ao olhos"

Luiz Carlos Portes alerta ainda para outros cuidados, como uso de bonés, chapéus, óculos escuros de qualidade com filtro para radiação ultravioleta. Evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente entre dez da manhã e às duas horas da tarde, também é importante para manter a saúde dos olhos. Quanto ao uso dos óculos de sol, a recomendação é para o ano todo.

 

 

Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110087

Publicidade