Um estudo americano divulgado recentemente revelou que alimentos como brócolis, abóbora e cenoura promovem uma verdadeira faxina no organismo. O efeito é conseqüência de substâncias presentes nestes vegetais chamadas de carotenóides. Os pesquisadores avaliaram mais de quinze mil pessoas e concluíram que quem também come melancia, ervilha e goiaba têm menos chance de ter doenças como diabetes e câncer. Segundo a nutricionista Juliana Lucyk, o componente combate os radicais livres, que intoxicam e envelhecem o organismo.

"Os carotenóides, eles implicam numa vida mais saudável e longa justamente porque eles têm uma ação anti-oxidante. Todas as substâncias, todos os nutrientes que são anti-oxidantes, eles vão agir sobre os radicais livres. Diariamente, o tempo inteiro, nós estamos produzindo radicais livres. E esses radicais livres fazem mal para as nossas estruturas celulares e quando a gente tem uma boa quantidade de substâncias anti-oxidantes na alimentação, eles varrem os radicais livres, é como se eles executassem a limpeza do nosso organismo."

A recomendação de Joana Lucyk é incluir na alimentação alimentos como brócolis, cenoura, couve, abóbora, ervilha, mamão, goiaba e melancia. A nutricionista acrescenta que os exercícios físicos são outros inimigos eficazes contra os radicais livres.

 

 

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110058

Publicidade