Ao realizarem testes com cobaias, cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo descobriram que o consumo inadequado de sal na gestação pode prejudicar o bebê. Segundo a pesquisa, os filhotes de rato que cujas mães comeram muito sal na gravidez adquiriram hipertensão na vida adulta. O estudo revelou ainda que pouco sal também pode ser prejudicial ao bebê, como explica o professor associado da Faculdade de Medicina da USP, Joel Cláudio Heimann.
"Na prole de mães que se alimentaram com dietas com pouco sal, foram verificadas algumas alterações como resistência à insulina. E é uma situação que precede o aparecimento do diabetes mellitus do tipo 2, que está associado à obesidade. É uma situação em que ainda não existe uma alteração metabólica, mas que precede o aparecimento de problemas".
Heimann explica que nos filhotes fêmeas também foi comum obesidade na vida adulta. Segundo o professor, a maior ingestão de alimentos de alto teor calórico, problemas metabólicos e principalmente o sedentarismo podem ter levado a obesidade. O estudo ainda não foi comprovado em seres humanos.
Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110017