Um novo estudo divulgado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, revela que refrigerantes e sucos industrializados aumentam as chances de uma pessoa desenvolver gota. A doença é uma forma de artrtite causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, provoca fortes dores nas extremidades do corpo, principalmente nos dedos do pé. De acordo com a pesquisa, pessoas que bebem muito refrigerante e suco de caixinha tendem a acumular mais gordura no abdômen, o que leva ao aumento de ácido úrico na circulação. A reumatologista Gina Haase explica que a chave para se evitar o problema é a alimentação saudável.
"Evitar excessos de proteína, excesso de carnes gordurosas, embutidos. Ter uma alimentação rica em vitamina C também é importante, porque ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico, morangos, frutas cítricas. Evitar também excesso de frutos do mar. Enfim, ter uma vida saudável. Bebida alcoólica deve ser evitada, principalmente a cerveja."
A reumatologista Gina Hasse afirma que a gota não tem cura, mas tem tratamento. Sintomas mais comuns da doença são dores e inchaços nas extremidades do corpo como dedos, principalmente os dos pés, e cotovelo. A reumatologista acrescenta que as dores causadas pela gota duram de três a dez dias.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110010