Um levantamento do Ministério da Saúde revela que as quedas dentro de casa têm levado muitas crianças aos hospitais. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos atendimentos feitos em unidades de saúde de 23 capitais do País, entre setembro e novembro de 2009, foram provocados por acidentes na infância. Segundo Deborah Malta, coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, a maioria dos casos ocorre dentro de casa, no ambiente em que a criança se sente mais a vontade.

"Sessenta e cinco por cento das ocorrências ocorreram dentro das próprias residências. São brinquedos espalhados pelo chão, são tapetes, são mobiliários com quinas, são móveis de vidro. São crianças que correndo se acidentam, caem, escorregam."

Também é comum ocorrerem queimaduras com ferro de passar roupa e panelas, além de intoxicações, engasgos e afogamentos. Para evitar problemas, Deborah Malta alerta que é fundamental orientar a criança.

"Ensinar a criança que tem espaços que ela deve ter mais atenção. Agora, sem dúvida, a maior importância é ter um adulto vigilante cuidando da proteção e da segurança dessas crianças."

A pesquisa foi feita com dados do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes, o VIVA, em 74 unidades de saúde de 23 capitais e Distrito Federal.

 

 

Reportagem de Cynthia Ribeiro

Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110006

Publicidade