Saber escolher os alimentos durante as viagens de férias e manter o calendário de vacinação em dia são cuidados fundamentais para evitar transtornos. Com o objetivo de alertar os viajantes sobre esses e outros cuidados, o Ministério da Saúde publicou em seu portal na internet uma lista com várias dicas para os turistas - com recomendações que devem ser seguidas antes, durante e depois das férias. O diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage, explica que a falta de higiene dos alimentos e a água contaminada são responsáveis por grande parte dos problemas de saúde dos turistas. Por isso, é preciso ficar a atento:

"Primeiro, procurar se informar sobre as condições daquele restaurante, ou daquele local em que ela vai consumir o produto. Segundo, ela ter atenção ao tipo de alimento que ela vai consumir, se for líquido, água ou algum suco, que a água consumida seja de origem conhecida e confiável. O mesmo vale para frutas e verduras, que ela verifique se são oferecidas em condições adequadas de limpeza. E os alimentos, na medida do possível, que seja consumido cozido."

Outra preocupação durante as férias deve ser com o calendário de vacinação. Eduardo Hage destaca que o turista deve se informar antes sobre as doenças mais prevalentes do local para onde vai viajar - dentro e fora do País - e tomar as vacinas recomendadas. Além disso, é importante que ele esteja bem de saúde antes de sair de férias.

"Ela deve verificar, primeiro, se ela está em boas condições de saúde. Para qualquer local que ela vá, o ideal é que ela não esteja já doente, que ela tenha febre, que ela tenha diarréia antes da viagem. Verificar especialmente o seu estado vacinal, principalmente se ela vai para fora do País."

O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde lembra que todas as informações sobre as vacinas, cuidados e orientações para o viajante estão disponíveis no endereço: www.saude.gov.br, ou no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no www.anvisa.gov.br.

 

 

Reportagem de Cynthia Ribeiro - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100811

Publicidade