Com o início do ano, começa a preocupação dos pais com o material escolar dos filhos. As mochilas são itens essenciais da lista e também um dos que requerem mais cuidados na hora da escolha. O chefe do centro de tratamento das doenças da colunado Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, o INTO,Cláudio Schettino, explica que diante de tantas opções no mercado, o importante é pensar na saúde da coluna e dos ombros das crianças.

"Às vezes as mochilas estão muito pesadas, muito grandes. A gente aconselha essas mochilas tradicionais que você divide o peso dos dois lados para carregar, ela juntinho do corpo e dividindo o peso nos dois ombros."

Pesquisas já revelaram que o peso adequado a ser transportado em uma mochila é de no máximo 10% do peso corporal. Uma solução para evitar carregar muito peso nas costas é a mochila de rodinhas. No entanto, o médico Luis Cláudio Schetinno acrescenta que é preciso saber usar corretamente este tipo de mochila para evitar problemas de coluna.

"Você tem que estar caminhando na sua posição normal, conseguir carregar a mochila como se ela estivesse andando normalmente. Sem dobrar para um lado, sem tender para o outro, sem flexionar, ou seja, o cabo dela, a empunhadura tem que estar na altura correta, que a pessoa ande na posição ereta normal."

O chefe do centro de tratamento das doenças da coluna do Into, Luis Cláudio Schettino, afirma que a preocupação com a coluna se estende para sala de aula. De acordo com ele, a cadeira do aluno deve estar posicionada de maneira que os pés estejam apoiados e o quadril, em contato com o assento e a coluna sempre alinhada.

 

 

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110004

Publicidade