Durante as férias de janeiro, é comum as famílias viajarem para casas de veraneio no litoral ou no campo. O problema é que geralmente essas casas ficam fechadas ao longo do ano, criando o cenário ideal para parasitas que podem atacar os bichos e prejudicar a saúde das pessoas. Por isso, nesta época, é importante redobrar os cuidados com os animais de estimação. O veterinário Luís Alberto Pinatti dá algumas dicas de como evitar a proliferação de carrapatos e pulgas.
"O principal é passar um bom produto que tenha ação preventiva para pulga, carrapato e mosquito no animal, pra tentar evitar que ele tenha uma infestação. E fazer uma higienização da casa. Então abrir bem casa, passar aspirador com inseticida dentro. Tentar limpar sempre atrás dos móveis, que é onde ficam mais alojados os carrapatos. Embaixo do sofá, atrás do sofá, atrás dos armários."
O veterinário Luis Alberto Pinatti explica que além de coceiras e irritações, as pulgas e carrapatos também podem gerar outras doenças mais graves nos animais e nos donos.
"A pulga pode trazer alergia para o homem, pela picada dela e dependendo da região, o carrapato pode transmitir a febre maculosa. Então é importante que tenha controle nos cães e nos gatos pra que não tragam problema pra gente."
Luis Alberto Pinatti acrescenta que também é necessário levar os animais de estimação ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para uma consulta completa e tomar todas as vacinas.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100801