Você já voltou das férias com manchas avermelhadas ou brancas no corpo? Pode ser micose. A doença é uma infecção causada por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Durante o verão, a alta temperatura e a baixa umidade favorecem o crescimento dos fungos causadores da doença. Alguns tipos de micose são mais comuns nessa época do ano. Uma delas é a Pitiríase versicolor, conhecida popularmente como pano branco, devido às manchas brancas que provoca no corpo. Os fungos atingem principalmente o rosto, pescoço e couro cabeludo, áreas mais oleosas do corpo. A dermatologista, Izabel Martinez, da Academia Internacional de Dermatologia, explica por que esse tipo de micose acontece mais nesse período do ano.
"A Pitiríase versicolor ele é um fungo que, por viver com a gente, a gente tem que ter uma baixa de umidade para ele poder aparecer. Então, no sol, no verão, você fica mais pré-disposto a que ela se apresente, apareça no paciente, por que você diminui um pouquinho essa nossa defesa imunológica na pele."
Izabel Martinez dá dicas de como evitar a micose nesse período mais quente do ano:
"Não usar o mesmo sapato todos os dias. Secar bem entre os dedos dos pés. Não usar roupas das pessoas que não conhecem. Se tiver uma manchinha, se aparece alguma manchinha, vá ao dermatologista."
A dermatologista ressalta ainda que automedicação pode piorar a micose e dificultar o tratamento. O melhor a fazer é, logo que aparecerem os sintomas, procurar o dermatologista de confiança para melhor diagnosticar e tratar a doença.
Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100796