O câncer de mama mata onze mil mulheres por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A fim de diminuir a incidência de câncer de mama no Brasil, o Inca elaborou sete recomendações de prevenção e detecção precoce da doença. Entre elas, a realização de mamografia a cada dois anos, para mulheres entre cinquenta e sessenta anos. Também é recomendado pelo Inca a atenção aos primeiros sintomas da doença. O técnico da Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica do Instituto Nacional do Câncer, Ronaldo Corrêa, explica quais são:

"As mulheres devem ficar atentas principalmente com nódulo da mama, alteração da pele da mama, alteração do tamanho da mama. Alterações do mamilo, do formato do mamilo. Ou uma saída de secreção pelo mamilo. E, eventualmente, aparecimento de um carocinho debaixo do braço."

Ainda segundo Ronaldo Corrêa, as mulheres sedentárias e que abusam do consumo de álcool também devem ficar atentas.

"Toda mulher deve saber que o excesso de peso e o consumo do álcool têm relação com o câncer de mama".

Ronaldo Corrêa explica que é recomendação do Inca a certificação dos serviços de mamografia nos programas de qualidade. A certificação deve ser de conhecimento das usuárias dos serviços.

 

 

Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100795

Publicidade