O verão chegou e com ele vieram as altas temperaturas e também a vontade de se refrescar. Nesse período do ano, a busca por ambientes agradáveis e refrescantes, aumenta o uso do ar condicionado. Mas, para curtir esse frescor de forma saudável, é importante que o aparelho seja usado de forma correta. Segundo o médico pneumologista Ricardo Luiz, a queda muito alta da temperatura e a má condição de higiene do aparelho podem provocar doenças respiratórias.
"O uso do ar condicionado pode trazer doenças consigo. É muito importante que a pessoa tenha primeiro: um cuidado com a manutenção do equipamento, principalmente com o filtro. Se não tiver essa manutenção adequada, esse ar condicionado pode transmitir fungo, bactérias, vírus. É importante que se busque uma temperatura que não fique muito baixa. Porque, em temperaturas baixas, a umidade do ar cai significamente e isso pode prejudicar as vias áreas, predispor a pessoa a ter infecções respiratórias também ou quadros de alergia."
Segundo o pneumologista, aqueles que já possuem um problema respiratório, como asma, rinites ou sinusites têm um risco maior de desenvolvimento crises graves com o uso do ar condicionado. Nesse verão, a dica é evitar locais fechados e se refrescar com ar natural.
Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100794