A caspa é um problema mais comum do que muita gente imagina. Se você ainda não teve, a probabilidade de ter é grande. Quem afirma é o chefe da área de dermatologia do Hospital Federal de Bonsucesso, Paulo Cotrim. De acordo com ele, nem sempre a caspa ou seborréia surge por falta de higiene e sim por fatores emocionais. Paulo Cotrim explica que, atualmente, o estresse e o nervosismo estão entre os principais fatores que provocam a descamação do couro cabeludo.

"Você está passando por um processo desarmônico, quer dizer, você está passando por uma hiperatividade, está com estresse, quer fazer mil coisas ao mesmo tempo. Em suma, você não está bem com você mesma e você não está bem com o todo, com o meio. E isso gera o que? Uma liberação de adrenalina e isso vai ter repercussão a nível da camada superficial do couro cabeludo, que vai gerar uma aceleração da descamação."

O dermatologista Paulo Cotrim explica que acaspa enfraquece os fios, provoca queda do cabelo e costuma provocar também coceiras. A caspa pode ser seca ou oleosa. A oleosa é a chamada seborréia e provoca placas sobre o couro cabeludo. Paulo Cotrim ressalta que ao surgir o problema, a pessoa deve procurar um dermatologista o mais rápido possível.

"Quando você tem uma descamação de forma desordenada do couro cabeludo, você tem obrigatoriedade de procurar um dermatologista pra poder de fato ser examinado, fazer uma boa avaliação da possível causa ou das possíveis causas que possam estar gerando esse processo dermatológico."

O dermatologista Paulo Cotrim, chefe da área de dermatologia do Hospital Federal de Bonsucesso, destaca que a caspa não tem cura, ela pode apenas ser controlada com xampus recomendados pelo médico e alimentação saudável.

 

 

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100790

Publicidade