Um estudo publicado no periódico British Medical Journal revela que dormir bem deixa a pessoa mais atraente. Neurocientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, fotografaram 23 pessoas em dois momentos: depois de uma boa noite de sono e após ficarem mais de 30 horas acordadas. Observadores que analisaram as fotos acharam as pessoas menos atraentes depois ficarem horas sem dormir. A dermatologista Flávia Addor explica que sem o repouso adequado, o corpo começa a produzir hormônios que provocam a palidez da pele e a fisionomia de cansaço.

"Existem algumas evidências que demonstram que a privação do sono, ou seja, quando nós não dormimos o que o ser humano adulto necessita, de oito a dez horas diárias, há uma tendência do aumento de secreção dos hormônios do estresse, entre eles, o principal é o cortisol. Então o excesso desse hormônio pode levar a situações como a vaso-constrição, ou seja, a redução do calibre dos vasos, inclusive os vasos da pele levando a uma palidez, levando a alterações de secreção de glândulas da pele."

SegundoFlávia Addor, durante o sono, o organismo produz hormônios que renovam a pele, entre eles o GH, o hormônio do crescimento.

"Ele é importante para recuperação do organismo, pra renovação celular. E ele vai ocorrer esses picos à noite. Então se a pessoa está no repouso, ela facilita a condição ideal para secreção desses hormônios."

A dermatologista Flávia Addor acrescenta que além de dormir bem, para manter a pele saudável é necessário beber muita água e ter uma alimentação equilibrada com frutas e verduras.

 

 

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100789

Publicidade