A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, abriu uma consulta pública para discutir a proibição de aditivos e aromatizantes nos cigarros. O chefe da gerência de produtos derivados do tabaco da Anvisa, André Oliveira, explica que o objetivo é diminuir o hábito de fumar entre os jovens. Isso porque esses elementos mascaram o sabor e o odor do cigarro, incentivando assim o vício entre crianças e adolescentes.
"Quando você adiciona, por exemplo, o sabor cereja, o sabor mentolado, sabor de cravo e outros, você na verdade reduz esse sabor ruim. E você tem também aditivos que reduzem a irritação que essa fumaça causa, aquela tosse muito comum daquela primeira aspiração do cigarro ela é reduzida também."
André Oliveira afirma que a proposta da Anvisa trata não só do cigarro, como também de todos os derivados de tabaco, seja para fumar, inalar ou mascar. Todos que se interessarem podem mandar as sugestões sobre a proibição de aditivos nos produtos derivados do tabaco por meio do endereço eletrônico www.anvisa.gov.br.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100741