Cerca de trezentos ortopedistas de São Paulo e do Rio de Janeiro vão assistir ao vivo, via satélite, procedimentos cirúrgicos inovadores na área da traumatologia. A transmissão será, nesta sexta-feira, durante o Curso Avançado de Ombro e Cotovelo 2010, promovido pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Into, no Rio de Janeiro, em parceira com a Universidade Federal de São Paulo. No curso, especialistas das duas instituições e um convidado da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, vão apresentar quatro tipos de cirurgia de ombro e cotovelo. Essa é a primeira vez que uma instituição pública brasileira transmite ao vivo, via satélite, procedimentos cirúrgicos entre dois estados. De acordo com o ortopedista e especialista em ombros do Into, Marcus Vinicius Galvão Amaral, essa inovação mostra o avanço da traumatologia e ortopedia no Brasil e a preocupação em atender melhor quem precisa desse tipo de tratamento.

"Esse tipo de evento permite a transmissão de conhecimento das inovações que estão sendo desenvolvidas para cirurgiões de todos os cantos do país. O senso novo mostrou cento e noventa milhões de pessoas. As doenças do ombro elas são a terceira causa mais comum de procura a um ortopedista pela população. Então, divulgar o conhecimento ortopédico, na área de cirurgia do ombro, sem dúvida, é melhorar os resultados da condução laboral de pessoas com idade ativa, que estão no auge da atividade e, além disso, melhorar a qualidade de vida da população da terceira idade."

O ortopedista e especialista em ombros do Into, Marcus Vinicius Galvão Amaral, lembra ainda que no dia seguinte à transmissão vão ocorrer palestras, debates e discussões na cidade de São Paulo. O Into já realiza cursos na área da traumatologia na sede do Instituto, em São Paulo.

 

 

Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100686

Publicidade