O Ministério da Saúde calcula que 11 milhões de brasileiros sejam diabéticos. Além dos cuidados com a dieta e os exercícios físicos, essas pessoas devem ser atendidas por profissionais de saúde preparados. Caso não tenha acompanhamento correto, pode sofrer sérias complicações. A coordenadora da Política Nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, destaca que os profissionais do SUS, o Sistema Único de Saúde, recebem capacitação para diagnosticar precocemente a doença e tratá-la da forma correta.
"O SUS oferece, mesmo na rede básica, todo, não só o diagnóstico, através do exame, através dos profissionais treinados, porque não é só o exame que vai dar o diagnóstico. O diagnóstico exige um certo preparo por parte do profissional. Não é uma glicemia à toa que a pessoa vai dizer: "Ah, eu fiquei diabética porque eu fiz um exame e meu açúcar deu alto". Então é importante que os profissionais estejam preparados para dar esse diagnóstico de forma correta e isso eles estão. O Ministério da Saúde oferece treinamento, aulas, treinamento continuado, para que os profissionais estejam aptos a não só diagnosticar como a tratar o diabetes."
A coordenadora da Política de Diabetes do Ministério da Saúde ressalta que a rede pública oferece à população todos os medicamentos usados no tratamento do diabetes.
"Os medicamentos todos estão disponíveis na rede básica e nos municípios. Então deve ter acesso a esses medicamentos da melhor forma possível. Se não tiver, é importante que a população fique alerta quanto a isso. Se esses medicamentos para o diabetes, tanto oral como a insulina não estiverem na unidade básica de saúde, é bom que o controle social funcione, que o portador, sua família, vá procurar secretaria de saúde, o conselho municipal de saúde para perguntar pelos seus remédios. Porque o Ministério repassa recursos, repassa insulina."
Além disso, a coordenadora da Política Nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, lembra que atualmente nas redes de farmácias que integram o programa Aqui Tem Farmácia Popular é possível encontrar medicamentos para doença a preços até 90 por cento mais baratos do que nos estabelecimentos privados.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100650