Muita sede, perda de peso involuntária, fome, aumento do volume de urina e cansaço exagerado. Esses são alguns dos sintomas do diabetes. A doença é crônica, não tem cura, e é causada pela deficiência do hormônio insulina. Esta substância ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Alguns pacientes sofrem com os sintonas que, em outros, não são percebidos. Existem casos em que a pessoa só descobre depois de meses. Outras vezes os sintomas aparecem quando a doença está em estado avançado. Foi o caso do analista de sistemas, Gustavo Henrique Costa, de 39 anos, que soube do diabetes após passar mal indo para o trabalho.
"Eu estava indo pro trabalho, já estava sentindo sintomas estranhos. Tava comendo demais, muita sede, já tinha mais ou menos um mês que eu não tava me sentindo muito bem. Eu vindo para o trabalho dirigindo, não tava conseguindo direito passar a marcha do carro. Quando eu desci para entrar na minha sala eu não conseguia mais ficar em pé. Quando eu fui para o hospital, na hora que ele foi fazer a medição da glicose, o médico, ele viu que estava em 700, o normal é 120. Eu contratei uma endocrinologista e ela diagnosticou diabetes tipo um na mesma hora."
Gustavo Henrique Costa só procurou saber o que era o diabetes depois que se descobriu doente. A orientação do Ministério da Saúde é outra. Os exames devem ser periódicos, principalmente para quem tem fatores de risco. É o que explica a coordenadora da Política Nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio.
"As pessoas com sobrepeso, sobretudo as obesas, tem que fazer uma glicemia pelo menos uma vez no ano. E todas as pessoas acima de 40 anos tem que fazer uma glicemia uma vez no ano. Pelo menos anualmente eu tenho que avaliar meu estado metabólico. Se você tem filhos de muito peso, é um sinal que a pessoa pode desenvolver diabetes durante a gravidez ou mesmo fora dela."
A coordenadora Rosa Sampaio ressalta ainda que a medição da glicemia faz parte do tratamento da doença. O medicamentos, prática regular de atividades físicas e alimentação saudável são formas eficazes para se tratar o diabetes e conviver com ele sem maiores complicações.
Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100661