Neste sábado, 30 de outubro, é Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo. A iniciativa da data é alertar a população para o diagnóstico precoce e tratamento da doença. Geralmente citada como uma doença que atinge os idosos, o reumatismo na verdade pode surgir em qualquer idade, até mesmo na infância. O termo reumatismo, a rigor, não trata de uma doença em particular, mas de um grande número delas, todas no sistema músculo-esquelético. As doenças reumáticas são inflamações, crônicas ou não, em um ou mais componentes de uma articulação, provocando dores e até mesmo incapacidade temporária ou permanente para sua movimentação adequada. A médica Marilena Fernandes, do Hospital dos Servidores, destaca os principais sintomas das doenças reumáticas.
"Na maioria das vezes, o sintoma inicial é dor e inflamação na articulação. Mas o paciente pode ter uma dor na junta do punho e ser um tipo de reumatismo simples, uma simples tendinite. Mas às vezes, essa dor na junta do punho ela pode se prolongar por alguma semanas e se ele não procura um especialista, às vezes se trata de uma artrite reumatóide. Então, o sintoma mais comum é dor e inflamação na articulação. Mas também pode ser uma dor na coluna, que muitas vezes é mais um problema mecânico."
Marilena Fernandes acrescenta que existem mais de 100 tipos diferentes de doenças que podem ser classificadas como reumáticas.No Brasil, os tipos mais comuns de reumatismo são a artrite, a artrose, a tendinite, a gota, as dores na coluna e a osteoporose. A médica explica que alguns reumatismos podem ser evitados com hábitos saudáveis.
"Expor desde a infância as crianças ao sol, evitar o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, café, praticar exercícios físicos, caminhar. Alimentação rica em cálcio e vitamina D é muito importante, principalmente leite e derivados."
De acordo com a médica Marilena Fernandes, depois de descobrir que tem uma doença reumática, a pessoa pode continuar suas atividades diárias normalmente, o importante é fazer o tratamento correto.
"O reumatismo tem tratamento. É uma doença crônica como é o diabetes, a hipertensão, mas tem tratamento. Então o paciente vai melhorar, ele vai controlar a sua doença, vai melhorar a sua qualidade de vida e vai restabelecer aquela qualidade de vida."
Nas doenças reumáticas, o diagnóstico precoce é de extrema importância. É importante ficar atento e, ao notar qualquer inchaço e dores em articulações ou coluna, procurar os serviços de saúde mais próximo. Muitos casos, mesmo aqueles considerados dos mais graves, podem ser curados ou controlados se tratados desde o início.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100644