Dia 29 de outubro é o Dia Mundial do AVC. O acidente vascular cerebral, mais conhecido como derrame, ocorre quando há um problema nas veias do cérebro, que impede o fluxo sanguíneo. Essa falta de circulação de sangue no local causa lesões irreversíveis e, muitas vezes, fatais. No Brasil, o AVC é uma das principais causas de mortes e, a principal, quando se trata de pessoas acima dos 65 anos de idade. Christian Naurath, coordenador do ambulatório de doenças cérebro-vasculares do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, explica que algumas doenças associadas a hábitos de vida inadequados podem aumentar o risco de ter um AVC.
"Os principais fatores de risco são a hipertensão, o diabetes, colesterol alto, algumas doenças cardíacas, o hábito do tabagismo, do uso do álcool. A alimentação inadequada e a falta de atividade física podem aumentar o risco de um acidente vascular cerebral. Então, as medidas preventivas são o melhor controle desses fatores de risco."
Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que é o entupimento das veias do cérebro, responsável por 80% dos casos de derrame; e o hemorrágico, que é a ruptura do vaso sanguíneo. Este último é o mais grave e tem alto índice de mortalidade. Segundo Christian Naurath, é importante que todos conheçam os sintomas que indicam o início do derrame.
"Existem alguns sinais que são facilmente identificáveis e que podem sugerir que um paciente esteja tendo um acidente vascular cerebral, seria: face, fala e força. Se a fala for confusa, ou se o paciente não for capaz de falar, isso pode ser um sinal; a face, se um lado não estiver sorrindo como o outro, isso também pode ser um sinal de um AVC; a força, seria a perda de força em um dos lados do corpo."
O neurologista alerta que, se houver alguns desses sinais, o paciente deve procurar imediatamente um médico. Quanto mais rápido for atendido, menores são as chances de seqüelas e melhor vai ser a reabilitação.
Reportagem de Cynthia Ribeiro - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100636