Já está comprovado que pacientes que sofrem de câncer, por causa do tratamento, têm mais chances de desenvolver problemas de coração. Por isso, foi lançada esta semana a primeira Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia, que tem o objetivo de definir ações para minimizar o risco cardíaco em pacientes com câncer. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirma que a nova diretriz poderá reverter esse quadro e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

"As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de mortalidade. A população envelhece e descobre-se que muitos dos modernos tratamentos podem ser potencialmente tóxicos para o sistema cardiovascular. Então, essa diretriz, que foi construída em conjunto com os cardiologistas, os oncologistas, o Instituto do Coração e o Instituto do Câncer de São Paulo, é uma das primeiras do mundo, se não for a primeira mundial, vai ser utilizada no sentido de aproximar o oncologista e o cardiologista do atendimento do cuidado integral do paciente."

De acordo com o ministro da Saúde, além dos cuidados diversos para tratar o câncer, é importante que os médicos estejam atentos a problemas como: hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, que podem, no futuro, causar algum problema cardíaco.

 

 

Reportagem de, Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100627

Publicidade