Praticar exercícios físicos pode diminuir o uso de medicamentos? Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo afirma que sim. De acordo com o estudo paulista, mulheres com idade acima de sessenta anos que praticam pelo menos cento e cinquenta minutos de atividades físicas por semana consomem menos medicamentos do que as idosas sedentárias. Segundo o pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, Leonardo José da Silva, autor da pesquisa, a prática de exercícios pode ajudar no tratamento de doenças comuns na terceira idade.

"No caso da diabetes e da hipertensão, a atividade física tem um papel importantíssimo na questão de prevenção, mas também como uma forma de tratamento. Pessoas pré-hipertensas conseguem controlar os níveis pressóricos à níveis normais, desde que ela tenha um hábito, um estilo de vida fisicamente ativo. No caso do diabetes, não é diferente. Esses níveis glicêmicos que podem fazer com que a pessoa venha desenvolver o diabetes, podem ser controlados com a prática habitual de atividades físicas."

A prática regular da atividade física também pode prevenir a osteoporose em mulheres idosas. O pesquisador Leonardo José da Silva ressalta ainda que exercícios de equilíbrio, flexibilidade e de força muscular são importantíssimos para pessoas com idade acima de 60 anos. Eles podem melhorar a capacidade física dessas pessoas. Uma alimentação saudável pode potencializar ainda mais os efeitos da atividade física.

 

 

Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100334

Publicidade