A psoríase é uma doença da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por manchas rosadas ou avermelhadas, geralmente cobertas por escamas esbranquiçadas. Essas placas avermelhadas causadas pela doença crescem, descamam e se espalham rapidamente pelo corpo. Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski , a psoríase é genética, e pode aparecer em qualquer momento da vida. No entanto, fatores, como o estresse, podem desencadear o problema em quem já tem essa predisposição.

"Algumas viroses, algumas infecções bacterianas podem desencadear a doença, desde que a pessoa tenha uma predisposição genética, mas ela não é uma doença que aparece simplesmente por acaso. Geralmente, em torno de 1,5% da população mundial tem psoríase, sendo que pode aparecer a partir dos nove, dez, doze, quinze anos até a vida adulta."

Costas, braços, unhas, joelhos e até o couro cabeludo podem ser atingidos pelas manchas vermelhas da doença. O dermatologista Erasmo Tokarski ressalta que a psoríase não mata e nem é contagiosa. Mas muitos pacientes se sentem feios, e com a autoestima baixa.

"A psoríase é uma doença que não é contagiosa, mas ela é altamente destruturante da parte emocional de quem tem a psoríase porque fica descamando, fica saindo aquela poeirinha branca, aquela descamação esbranquiçada, então, as pessoas que têm psoríase elas começam a se afastar da comunidade, depois da família e ficam muito introspectivas."

De acordo com o médico Erasmo Tokarski o tratamento da psoríase é feito com medicamentos e indicado de acordo com o local do corpo atingido. Como a doença ainda não tem cura, é preciso que o paciente controle o aparecimento das manchas e faça consultas regulares ao dermatologista.

 

 

Reportagem de Cynthia Ribeiro - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100620

Publicidade