Índice deste artigo:
O que é vigorexia? Este é um problema que atinge mais homens ou mulheres? Por quê?
Atualmente, as representações corporais exprimem não só aspectos importantes da cultura, como podem sinalizar que determinadas formas de cultuar o corpo, ao exacerbarem-se, também podem indicar uma psicopatologia.
A vigorexia insere-se nesse paradigma, mencionada pela primeira vez como Anorexia Reversa por Pope, psiquiatra americano que, ao identificar que os homens eram mais acometidos que as mulheres, se utilizou do termo “Síndrome de Adônis” para caracterizá-la.
Se os padrões ascéticos, ou seja, o não comer, dizem respeito mais às mulheres como na anorexia nervosa, os padrões vigoréxicos dizem respeito aos homens no que concerne à busca da robustez, vigor e força a qualquer custo, até o da saúde. Portanto, o vigoréxico é aquele que supervaloriza essas características de forma acentuada, superlativa, tornando sua busca obsessiva pela silhueta perfeita num transtorno denominado: vigorexia ou transtorno dismórfico muscular.
É possível diagnosticar a vigorexia?
O diagnóstico de um transtorno, muitas vezes, torna-se difícil devido às condições acima, ou seja, como esses padrões são facilmente aceitos socialmente, sem que haja uma percepção mais acurada dos envolvidos, o diagnóstico inicial, para fins de prevenção primária, se perde, dando lugar ao processo obsessivo do transtorno e, portanto, mais difícil torna-se diagnosticar e tratar o transtorno.
- Ant
- Próx >>