Índice deste artigo:

two-men-running

Seja na musculação, na caminhada pelas ruas ou em uma corrida na esteira, muitas pessoas não abrem mão de levar o seu celular ou um mp3 player para poder ouvir música. O que alguns desses praticantes de atividade física não sabem, entretanto, é que diversos estudos demonstram a influência da música no desempenho tanto de esportes de alto rendimento como de exercícios físicos realizados no dia a dia.

"A música é capaz de aumentar o tempo de duração do exercício e melhorar o desempenho físico. Escutar a música antes, durante e após o exercício físico ajuda a diminuir a sensação de cansaço, bem como ajuda a estimular a sua prática", explica Priscila Nakamura, professora de Educação Física e especialista em Ciências da Motricidade.

O ritmo das músicas, a preferência musical para a prática de atividade física e o volume das músicas são alguns fatores que podem influenciar na motivação. Exercícios como a corrida e o ciclismo (exercícios cíclicos), por exemplo, são fortemente influenciados pela música, especialmente devido aos bpm (batidas por minuto) das músicas.

"Exercícios realizados em alta intensidade necessitam de músicas com altos bpm, enquanto exercícios com intensidades mais baixas necessitam de músicas com bpm mais baixos. Como exemplo, podemos citar as aulas de spinning, que utilizam diferentes tipos de músicas durante a aula com o objetivo de aumentar ou diminuir a velocidade da pedalada", destaca Priscila.

Publicidade