Índice deste artigo:

mulher-malhando

O projeto verão é uma preocupação comum aos homens que querem estar em boa forma para a estação mais movimentada do ano. Porém, para as mulheres, a ansiedade por perder peso e poder vestir um biquíni mais ousado é ainda maior, especialmente com a proximidade dos dias de calor mais intenso.

Para entrar em forma no verão, a primeira opção do público feminino é a musculação. Esse tipo de atividade física pode trazer inúmeros benefícios para mulheres, especialmente no que diz respeito à regulação do ciclo menstrual, ao controle dos sintomas da tensão pré-menstrual, à amenização dos efeitos deletérios da menopausa, além, é claro, da perda de peso e tonificação muscular.

"As mulheres geralmente priorizam os exercícios de membros inferiores. Isso deve ser analisado com prudência, uma vez que o organismo é feito por cadeias musculares que se comunicam entre si", alerta o especialista em Bioquímica e Fisiologia do Exercício, Fernando Catanho.

O treinamento excessivo de uma região do corpo em detrimento de outras regiões pode gerar desequilíbrios, assim como dores e lesões. Nesse sentido, existem metodologias de treinamento que cuidam de olhar para o corpo todo, como é o caso do Pilates e o treinamento funcional, além das metodologias tradicionais.

"Os exercícios mais recomendados estão na dependência de quem é o sujeito que os realiza. Para mulheres mais treinadas, os exercícios de grandes grupamentos musculares, multiarticulares e com pesos livres geralmente são mais desafiadores e eficazes, como os agachamentos, o supino e o desenvolvimento. Para as iniciantes, quando não há limitações ou contraindicações ortopédicas, há uma grande liberdade de escolha", destaca Fernando.

Publicidade