Índice deste artigo:

homem-joelho-dobrado

Você alguma vez já parou para pensar por que as pessoas costumam aplicar gelo quando sofrem algum tipo de lesão? Esse procedimento, chamado de crioterapia, é bastante comum e recomendado não apenas em atletas, que estão mais propensos a terem lesões, mas também em casos de torções que podem ocorrer acidentalmente com qualquer pessoa.

"A crioterapia é a aplicação terapêutica de gelo ou frio. Esse recurso é acessível e de baixo custo, sendo amplamente usado no tratamento e na reabilitação de lesões musculares esqueléticas agudas e crônicas", explica o fisioterapeuta João Durigan.

A ação do gelo no nosso organismo é bastante simples de ser explicada. Quando sofremos algum tipo de lesão, os nervos periféricos conduzem uma espécie de sinal de dor para o cérebro. Ao aplicar o gelo no local, a transmissão desse sinal é reduzida, criando um efeito momentâneo de alívio e que dura cerca de uma hora. Nesse caso, o efeito residual do tratamento é pequeno.

"O objetivo primário da utilização da crioterapia em fase de cuidados imediatos pós-lesão musculoesquelética é minimizar sequelas adversas que estão relacionadas ao processo de lesão, como dor, edema, hemorragia, etc. Os efeitos fisiológicos induzidos pelo resfriamento tecidual incluem diminuição da temperatura, do metabolismo, da circulação, da dor, do espasmo muscular (contração muscular mantida involuntariamente) e do processo inflamatório", completa o fisioterapeuta.

Além do seu objetivo primário, a crioterapia pode ser utilizada em uma fase crônica, ou seja, em dores que persistem ou recorrem por mais de três meses. Um exemplo desse tipo de tratamento é para os casos de dores crônicas no joelho, como na artrose.

Na reabilitação física, duas são as formas de crioterapia mais conhecidas. A mais comum é o gelo local, procedimento que se caracteriza por pacotes de gelo moído aplicados diretamente no local da lesão. A outra modalidade mais explorada no meio esportivo é a imersão em água gelada, que consiste na combinação de gelo e água em um recipiente, no qual os pacientes imergem suas pernas por 15 ou 20 minutos em temperaturas menores ou abaixo de 15°C.

Publicidade