Índice deste artigo:

casal-andando-bicicileta

Quem nunca ouviu falar no famoso ditado popular: "É como andar de bicicleta, a gente nunca esquece"? Se por um lado aprender a andar sobre duas rodas sempre foi considerado um dos primeiros desafios da nossa infância, por outro esse tipo de exercício oferece uma infinidade de benefícios para os adultos e idosos que sofrem com as articulações e não podem praticar outras atividades, como a caminhada e a corrida.

"O ciclismo é um esporte de baixo impacto. Isso quer dizer que, comparado com a corrida, as cargas mecânicas nas articulações são menores. Considerando a articulação do joelho como um exemplo, enquanto na corrida experimentamos forças de aproximadamente duas a três vezes o nosso peso corporal, no ciclismo essas forças dificilmente ultrapassam 60%", explica o professor de biomecânica e cinesiologia, Felipe Carpes.

Além de ser uma alternativa à caminhada, pedalar pode auxiliar quem busca emagrecer e melhorar o condicionamento físico, contribuindo também para um aumento da capacidade cardiorrespiratória. Isso sem falar em outros benefícios, como a prevenção de doenças, como hipertensão, infarto do miocárdio e colesterol alto, etc.

Apesar de ser considerado um esporte para todas as idades, Felipe ressalta a importância de buscar orientação para a prática do ciclismo, seja dentro de uma academia ou ao ar livre. "É desejável que, antes de se engajar em um programa de exercícios físicos, o atleta procure um profissional de educação física para correta orientação", orienta.

Publicidade