Índice deste artigo:

casal-andando-de-bicicleta

Um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos é o ciclismo e, como qualquer outra modalidade esportiva, gera uma demanda metabólica que eleva muito o gasto energético não só durante a atividade, mas também várias horas depois, dependendo da intensidade do esforço. Traduzindo: pedalar emagrece!

O ciclismo é um dos esportes mais praticados no mundo, principalmente na Europa. Seja para passeio, transporte ou treinamento, todos ou quase todos já tiveram ou têm uma bicicleta. "Pedalar, como qualquer outra atividade de resistência aeróbica, é a única forma de emagrecer com saúde e de forma definitiva, uma vez que, associado a uma boa alimentação, estimula a redução de gordura corporal e manutenção da massa magra (músculos)", afirma o educador físico Thiago Faria dos Santos. Dependendo do nível de treinamento de cada indivíduo, é possível facilmente consumir 1500-2000 kcal em 1h30 ou 2h de atividade, o que é impossível perder só com a alimentação balanceada. "Atletas de alto rendimento chegam a perder 6000-7000 kcal durante uma prova ciclística", diz Thiago.

Pedalar, além de servir como uma atividade lúdica, pois é possível visitar uma série de locais que caminhando seria muito longe, ou que seria impossível chegar de carro, também promove uma série de alterações fisiológicas, bioquímicas e biomecânicas no corpo, deixando-o mais apto às atividades do dia a dia. "Pensando em um ciclista recreacional que vai pedalar duas ou três vezes na semana, por uma hora em média, temos melhorias do sistema cardiovascular e respiratório, ajudando no controle da pressão, colesterol, entre outros", diz Thiago. O grande trunfo do ciclismo frente a outros esportes está na falta do impacto, o que permite que praticamente todo tipo de pessoa possa praticar de forma segura, seja ela obesa ou tenha alguma limitação articular, desde que a sua bicicleta esteja bem ajustada.

Publicidade