Índice deste artigo:

homem-joelho-dobrado

Praticar exercícios físicos é essencial para a saúde, mas é fundamental que a hidratação não seja deixada de lado. O atleta deve consumir bastante água durante e depois da atividade, e uma opção além da água são os suplementos hidroeletrolíticos, que comumente conhecemos como isotônicos.

Segundo a nutricionista Letícia Azen, se a atividade física for durar mais de uma hora, se for muito intensa, se a pessoa tiver suado bastante e, especialmente, não tiver realizado a reposição dos sais minerais perdidos durante o exercício físico, recomenda-se a hidratação com os suplementos hidroeletrolíticos, porém o consumo não deve ser exagerado.

Eles devem ser utilizados apenas quando se necessitar repor sais minerais, já que foram especialmente formulados com este objetivo. Caso contrário, a ingestão desnecessária de sais minerais pode ocasionar alguns efeitos adversos indesejados, como, por exemplo, o aumento do acúmulo de líquidos no organismo, o que pode ser indesejado para aqueles que são mais propensos a ficar inchados ou para os hipertensos. Pessoas alérgicas a corantes devem optar pelos produtos isentos (normalmente sabor limão).

Publicidade