Índice deste artigo:

homem-musculacao-alimentacao

Quem busca um corpo atlético e musculoso deve ficar atento não só à musculação, mas também à alimentação. Segundo o nutricionista Bernardo Maia, as proteínas de alto valor biológico estão relacionadas ao ganho de massa muscular, pois elas agem na reconstrução das fibras quando sofrem microlesões através do treino. "Essa microlesão precisa ser reparada, e o organismo reconstruir uma fibra 'maior' e mais 'forte'. Para essa reconstrução, usam-se principalmente os aminoácidos presentes nas proteínas", explica ele.

Entende-se como proteínas de alto valor biológico as proteínas que oferecem todos os aminoácidos em alta quantidade e com boa absorção. Dentro dessas características destaca-se as proteínas animais, como ovos, leite e carnes em geral, além dos suplementos.

Mas não é por isso que a pessoa deve se alimentar apenas de proteínas, a alimentação ideal é a equilibrada e que contenha todos os nutrientes. Os carboidratos também são importantes, pois eles compõem a reserva de energia (glicogênio) dentro da musculatura, que, quando é gasta nos treinos, o corpo tende a acumular cada vez mais, fazendo com que a musculatura cresça não só pela lesão, mas pelo acúmulo de glicogênio, que, por sua vez, sempre estará acompanhado de água (75% do músculo) e que ajudará no volume muscular. Os demais nutrientes como gordura, vitaminas e minerais também têm seu papel, pois estão ligados ao metabolismo que envolve todo esse processo e na síntese de hormônios.

Publicidade