Índice deste artigo:

crianca-academia

Com certeza você já ouviu dizer que musculação na adolescência atrapalha o desenvolvimento, certo? Porém o educador físico Pedro Póvoa diz que isso não passa de um mito. Segundo ele, se bem orientada, a musculação pode inclusive ajudar no desenvolvimento da criança e do adolescente e aumentar a força muscular. "Diversos estudos em universidades nacionais e internacionais foram documentados mostrando que a musculação é de fato uma prática segura quando realizada com orientação profissional", diz ele.

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), os principais benefícios da musculação em pré-púberes e adolescentes são: aumento da força muscular, potência e resistência muscular localizada, diminuição de lesões nos esportes e nas atividades recreativas e melhora do desempenho nos esportes e nas atividades recreativas.

O que ele salienta é que tanto a musculação quanto qualquer prática de exercício físico podem ser perigosas à saúde e podem gerar danos irreversíveis se não forem praticadas com orientação de um profissional, e isso em qualquer idade.

Publicidade