Índice deste artigo:

dores-exercicios-fisicos

No pain, no gain. Se você pratica algum tipo de atividade física com mais frequência, provavelmente já deve ter ouvido falar dessa expressão em inglês, que significa "sem dor, sem ganho". Empregada por alguns personal trainers para incentivar a continuidade dos exercícios mesmo com a dor muscular, essa frase reflete ainda melhor o incômodo que costumamos sentir quando ficamos muito tempo sem fazer exercícios e depois voltamos a praticá-los.

Mas, afinal, por que sentimos essas dores musculares? Como elas podem ser aliviadas e o que elas podem estar indicando? Tire algumas dúvidas sobre o assunto com a entrevista do especialista em fisioterapia esportiva Artur Padão Gosling, do Centro Multidisciplinar da Dor do Rio de Janeiro - RJ.


Por que, ao ficar muito tempo sem praticar atividades físicas, sentimos dores musculares ao voltar a praticá-las?

Quando ficamos muito tempo sem praticar exercícios físicos, perdemos o costume dos movimentos e contrações musculares, e por isso nossos músculos ficam mais encurtados. Ao reiniciarmos a rotina de exercícios, os estiramentos e as contrações causam microlesões nas fibras musculares, provocando dor.


Nesse caso, as dores são inevitáveis ou existe alguma forma de amenizá-las?

Isso vai depender da intensidade dos exercícios. Para as pessoas sedentárias ou que estão há algum tempo sem se exercitar, é recomendado um retorno mais lento para evitar ou minimizar as dores musculares. Porém, quando temos esse tipo de dor, os estudos mostram que devemos manter a mesma rotina de exercícios. Se mesmo assim os exercícios ainda provocarem muita dor, é recomendado diminuir a intensidade.

Publicidade