Índice deste artigo:

Saiba por que os diabéticos devem praticar exercícios físicos

Exercícios físicos fazem bem à saúde. Essa é uma afirmação que todos já conhecem, mas muita gente não sabe que eles são também um dos pilares do tratamento da diabetes, com a mesma importância dos medicamentos e alimentação.

Os benefícios são muitos: controle do peso corporal, colaborando na redução dos riscos cardiovasculares; aumento do fluxo sanguíneo e da circulação dos membros inferiores, prevenindo aterosclerose; contribuição na redução do colesterol e triglicérides; redução da pressão arterial; diminuição da perda de massa óssea e aumento de força muscular, contribuindo na diminuição dos riscos de quedas; melhora da sensação de bem-estar e diminuição da ansiedade e depressão. "Em relação à doença em si, nota-se diminuição da resistência insulínica; aumento da ação da insulina e dos medicamentos orais; captação de glicose no período pós-exercícios; melhora da hemoglobina glicada e da glicemia de jejum, prevenindo as complicações crônicas da diabetes", explica o doutor e mestre em Ciências da Saúde e personal training William Komatsu.

O melhor exercício é aquele com o qual o indivíduo tem maior afinidade e prazer em realizá-lo. Segundo Komatsu, a combinação de exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular e que trabalhem também a flexibilidade é o mais indicado, porém uma caminhada diária em torno de 30 a 40 minutos trará ótimos benefícios para o controle da diabetes.

Mas o especialista salienta que é necessária uma avaliação clínica médica, cardiológica e, em alguns casos, oftalmológica e orientação quanto aos exercícios. O professor de educação física também deve ser informado de que o paciente é diabético, para saber como lidar com a pessoa.

Publicidade