Índice deste artigo:

Da caminhada à corrida: confira dicas de especialista

A prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção adequada de diversas partes de nosso organismo. Ela condiciona todas as atividades internas do corpo humano, como as atividades circulatórias, muscular, óssea, digestiva e sexual. Como resposta a essas funções equilibradas, algumas consequências de conduta e comportamento também são melhoradas, tais como: as condições de sono, calma nas atitudes diárias, condicionamento alimentar mais apropriado e relacionamento social.

Mas o que escolher: a caminhada ou a corrida? Segundo o profissional de educação física Miguel Sarkis, o início da prática das duas formas de atividade física está relacionado ao condicionamento físico pessoal, além de outros fatores limitantes que o médico e o profissional do esporte poderão especificar. "Algumas pessoas, com poucas condições para a prática de atividades físicas, deverão iniciar, obrigatoriamente, pela caminhada, até que seu organismo assimile essa fase e promova a sua condição física para um melhor estado e que permita a prática dos primeiros passos de uma corrida e caminhada e, após o período de adaptação, passar efetivamente para a corrida", explica ele.

O praticante que realiza as atividades compatíveis com seu nível de condicionamento físico, seja andar ou correr, proporcionará melhores níveis de adaptação ao seu organismo, evitando as possibilidades de lesões e/ou traumas emocionais decorrentes da atividade física.

Andando ou correndo, o praticante melhora suas funções metabólicas. Essa melhora está associada à liberação da gordura para ser utilizada como fonte de energia predominante, e em consequência disso a diminuição do volume corporal (emagrecimento) será um forte parceiro na conquista de objetivos maiores, como a corrida regular e até mesmo a corrida com finalidades competitivas.

Ao andar, o praticante melhora a força muscular de membros inferiores, e em consequência disso pode melhorar a postura corporal, oxigenar seu corpo de uma forma geral, melhorando assim sua paciência, sono, alimentação regular e aumento do apetite.

Publicidade