Índice deste artigo:

Vai praticar esportes? Saiba como fazer a reidratação da melhor forma

Não é nenhuma novidade que a prática de exercícios físicos contribui diretamente para uma vida mais saudável e para a prevenção de doenças. No entanto, o que muitos não sabem é que a reposição dos líquidos e sais minerais, quando feita em excesso ou baixas quantidades, pode prejudicar o rendimento esportivo e trazer danos importantes para a sua saúde. No Dia Mundial da Água, comemorado nessa quinta-feira (22), conheça quais são os sinais que o seu corpo envia nesses casos e como fazer uma reidratação adequada.


Por que a reidratação durante a atividade física é importante?

Podemos relacionar os principais: colabora com o processo ideal de contração e relaxamento muscular, evita a desidratação e mantém regulada a temperatura corporal. Mantemos a homeostase (equilíbrio) do corpo e a manutenção do rendimento físico com quantidades ideais de consumo de água, respeitando o volume e a intensidade de exercícios.

 

E antes dos exercícios? Como deve ser feita a ingestão de líquidos?

Antes de tudo, é importante definir qual é o tempo da atividade física e a intensidade da mesma. As corridas mais comuns de 5 e 10 km não necessitam mais que uma boa hidratação 24 horas antes da prova e uma hora e meia antes da prova. Diferentemente das pessoas que praticam esportes mais longos, como, por exemplo, maratona, ciclismo de estrada, travessias e outros. Além da alimentação e vestimenta apropriadas, os atletas também necessitam de uma hidratação orientada 24 horas antes da prova – um copo de água a cada 2 horas. No dia da prova, o consumo deve ser iniciado 2 horas antes, com pelo menos 2 copos de água; uma hora antes, mais dois copos de água; e um pouco antes da largada, meio copo de água. Neste estágio, o atleta já deve estar preparado e acostumado para ingerir isotônicos, durante a prova.

Publicidade