Índice deste artigo:

TriathlonO triatlo é um esporte que envolve natação, ciclismo e corrida. Representa uma nova abordagem das três modalidades que o compõe no que se refere à treinamento, equipamento, regulamento e competição. O triatlo teve sua origem em clubes de atletismo de San Diego (EUA) em meados dos anos 70. Hoje, o triatlo é mundialmente difundido e inclusive como uma modalidade olímpica desde as olimpíadas de Sydney (2000).

 

Quem pode praticar esse esporte?

O triatlo pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer idade. Prova disso, é que existem triatletas competindo na categoria 70-75 anos no Ironman, prova que tornou o triatlo tão famoso (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida). Os pré-requisitos são força de vontade e algumas horas semanais para se dedicar aos treinamentos.

 

Como a prática do esporte atua no organismo? Quais os benefícios para o organismo?

O triatlo gera as mesmas adaptações funcionais que qualquer outra modalidade esportiva de endurance (resistência). Entre os benefícios gerados pelas adaptações funcionais podemos citar a melhora no sistema cardiorrespiratório, aumento da capacidade aeróbica, da força e da resistência muscular. Paralelo às mudanças fisiológicas, ocorre melhora na auto-estima dos atletas.

 

Quais as partes do corpo que são mais exigidas?

Sãos os sistemas cardiorrespiratório e muscular. O sistema cardiorrespiratório de um triatleta treinando está adaptado às exigências e não apresenta maiores problemas durante a competição. No entanto, os músculos dos membros inferiores são exigidos ao máximo. A etapa do ciclismo (50%) e da corrida (32%) representa aproximadamente 82% do tempo total de uma prova de triatlo. Sendo assim, esses músculos são submetidos a uma grande demanda de esforço e podem apresentar perda de força, cãibra e fadiga.

 

Quais os riscos para a saúde?

Em função da sobrecarga dos treinos e das competições (três modalidades) podem ocorrer lesões osteomusculares. Mas isso pode ser facilmente evitado utilizando equipamentos apropriados. Na corrida, o triatleta deve usar um tênis adequado ao seu tipo de pisada e ao seu peso corporal. A bicicleta deve ser adequada ao tamanho do ciclista, com as regulagens da altura do selim (banco), tamanho do avanço (parte que sustenta o guidão) e o tamanho do pé-de-vela (parte que liga os pedais ao movimento central) de acordo com as dimensões individuais. Os ajustes da bicicleta são os mais importantes, pois o mínimo erro nessa regulagem (ciclista-bicicleta) pode causar lesões devido ao número excessivo de repetições que são realizadas durante um treino (40 km, por exemplo).

Publicidade