Índice deste artigo:

shiatsuO que é o shiatsu e qual sua origem?

O Shiatsu , embora tenha se originado na China, foi desenvolvido no Japão, no início do século XX. Hoje, essa terapia manual é reconhecida pelo Ministério da Saúde e indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial e esgotamento físico.

A palavra é derivada do japonês Shi que significa “dedo” e Atsu, “pressão”, ou seja, pressão com os dedos. Pode ser feita tanto em pessoas doentes como em pessoas saudáveis como prevenção.

De acordo com o Ministério da Saúde e Bem Estar do Japão, “Shiatsu é uma terapia que utiliza os polegares, dedos e a palma das mãos, sem a utilização de qualquer aparelho mecânico ou de qualquer outro tipo para aplicar a pressão sobre a pele, corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças específicas”.

 

Como é feito?

Uma sessão de Shiatsu é, geralmente, feita de 50 a 60 minutos, com periodicidade de 1 ou 2 vezes por semana. É feito com a pessoa deitada e o terapeuta trabalha, na maior parte do tempo, com o polegar. Os movimentos são rítmicos e feitos com o corpo inteiro. Nessa terapia não é necessário o uso de cosméticos como óleos e cremes e não há necessidade de se despir.

 

Em que se baseia?

A terapia do shiatsu não é fundamentada no modelo ocidental, ela é baseada numa concepção oriental na qual se acredita que a cura não deva ser feita “atacando” a doença, mas fortalecendo (equilibrando) o paciente. Os pontos doloridos no nosso corpo são pontos de bloqueio de energia, a causa das doenças.

Como medicina preventiva, o objetivo é a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado energeticamente é saudável.

Publicidade