Índice deste artigo:

NataçãoPode-se conceituar natação como o ato de auto propulsão e auto sustentação no meio aquático, também podemos conceituar como um dos esportes mais completos em termos de saúde para o seu praticante. Prefiro dizer, que natação é uma relação muito importante e agradável entre o praticante e a água. Um esporte muito prazeroso, divertido e que trás grandes benefícios.

 

Quem pode praticar esse esporte?

Muita gente, dissemos que é um esporte que se pode iniciar desde o nascimento e praticá-lo por toda a vida. Todas as idades, claro com algumas limitações, mas sem dúvida são poucas. 

 

Como a prática do esporte atua no organismo?

Logo que se entra na piscina, é possível sentir algumas alterações agudas (momentâneas) no organismo. Sente-se o coração bater mais forte, o peso diminui, facilita a circulação e alteração na pressão sanguínea. Com a prática temos alterações crônicas (permanentes), que possibilitam muitos benefícios para o praticante. Alguns deles são o condicionamento físico, o reforço na musculatura, uma melhora na flexibilidade. Na água, podemos trabalhar conforme o objetivo do praticante, ela nos possibilita isso, é como uma academia completa com todos os aparelhos necessários para alcançar nossos objetivos.


Quais as partes do corpo que são mais exigidas?

Sendo a natação o esporte mais completo, quando uma pessoa nada, ela trabalha todo o corpo de forma igual. É claro que pernas e braços são os motores principais, mas de certa forma, com um pouco menos de intensidade. Toda a musculatura é trabalhada e em especial a respiração, ou melhor, toda a musculatura acessória da respiração.


Quais os benefícios para o corpo?

Força muscular, condicionamento aeróbico, flexibilidade e de uma forma geral trabalha o corpo como um todo.

Publicidade