Índice deste artigo:

Ginástica LaboralGinástica Laboral se constitui de um conjunto de exercícios planejados, organizados e executados antes, durante e/ou após o período de trabalho, que objetiva o aumento da amplitude articular, a minimização do encurtamento muscular e de outras estruturas, o combate às disfunções osteromusculares e o favorecimento da melhoria da qualidade de vida e bem-estar do trabalhador.

Esta prática pode durar de 10 a 20 minutos, sendo realizada no próprio local de trabalho.

As principais atividades que compõem em um programa de Ginástica Laboral são: alongamento, fortalecimento muscular, reeducação postural e atividades recreativas.

 

Por que fazer ginástica laboral?

A vida do homem moderno, notadamente nos grandes centros urbanos, está cada vez mais voltada ao enfrentamento de situações críticas para sua subsistência, tais como alimentação, moradia, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego, todas elas sabidamente, situações geradoras de estresse e também do sedentarismo, que está cada vez mais presente na vida das pessoas.

A administração deste tipo de realidade tem se mostrado uma ferramenta vital para a melhoria dos níveis de qualidade de vida dos trabalhadores, sendo hoje fator diferencial entre as empresas na competição por produtividade e qualidade profissional.

Considerando que todos nós passamos grande parte de nossas vidas envolvidos com, e no trabalho, e que a prática de exercícios físicos é essencial para um viver saudável, a Ginástica Laboral torna-se essencial, principalmente na tentativa de diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa. Desse modo, por exemplo, trabalhadores que permanecem muito tempo em pé manuseando ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividade física que compense tal esforço. Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias e atendentes, podem ser acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividade para trabalhadores administrativos poderá ajudar a diminuir lesões por tais tarefas.

Publicidade