Índice deste artigo:
A creatina é um composto nitrogenado formado pela combinação de aminoácidos naturais. É encontrada principalmente no músculo esquelético, originalmente, e sintetizada no fígado, rins e pâncreas por meio de três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. O nosso corpo produz normalmente cerca de 2 g de creatina todos os dias.
Quais os tipos de creatina?
No organismo humano existe um pool total de creatina, que pode ser encontrada de duas formas, sejam elas na forma livre ou fosforilada.
Como ela funciona no organismo?
Durante o exercício físico o organismo aumenta sua demanda energética visando à manutenção da atividade muscular. Nesse sentido, a energia derivada dos nutrientes ingeridos na alimentação é importante para o fornecimento de ATP, pois contribui para a manutenção do trabalho no músculo a partir da geração desta molécula. Na ressíntese, ou seja, no reabastecimento de ATP, destaca-se o papel das reservas de substratos energéticos que, por diferentes vias de fornecimento de energia, favorecem a homeostase, sendo que uma parte da energia necessária para este efeito é obtida rapidamente da creatina fosfato.
- Ant
- Próx >>