Índice deste artigo:

CaminhadaO que pode ser considerado como caminhada?

Para uma maior compreensão a respeito do termo “caminhada”, dois outros termos necessitam ser definidos: “atividade física” e “exercício físico”. Inicialmente, o termo “atividade física” é simplesmente definido como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que resulte em um gasto energético. Desse modo, atividade física em nossa vida diária engloba atividades esportivas, ocupacionais, domiciliares, transporte, entre outras.

Por sua vez, o termo “exercício físico” é um subconjunto da atividade física que é planejado, estruturado e repetitivo, o qual tem como finalidade a melhoria ou manutenção da aptidão física. Finalmente, o termo “caminhada”, um modo específico de atividade física, é definido como uma ação de movimento dos pés em locomoção especialmente para fins de prazer ou exercício físico.

 

Quem pode praticá-la?

A caminhada pode ser realizada por pessoas de variadas idades (ou seja, crianças, adultos e idosos de ambos os sexos) e condições clínicas (por exemplo, pacientes obesos, diabéticos, e mesmo com um elevado risco para e/ou pós-eventos coronarianos). Entretanto, torna-se importante citar que anteriormente ao início de um programa regular de caminhada, todos os indivíduos adultos deveriam realizar uma avaliação médica cardiológica. Essa medida preventiva, associada a um acompanhamento de um profissional de educação física a posteriori, pode contribuir para a realização não somente de uma caminhada efetiva, mas principalmente segura.

Publicidade