Índice deste artigo:

Exercício físico: ele pode te ajudar a parar de fumarFumantes são sedentários por natureza?

Não. Existem muitos fumantes que praticam exercícios físicos. Entretanto, substâncias produzidas pelo organismo durante a atividade física, como a endorfina, podem trazer uma sensação de bem-estar que supera a dependência à nicotina que atinge os fumantes, servindo assim, o exercício físico, como um cofator para a cessação do tabagismo.

 

Se fumantes fizerem exercícios, eles podem reverter os danos que o cigarro faz ao pulmão?

Os danos pulmonares somente podem ser revertidos, total ou parcialmente, com a cessação do fumo. O grau de recuperação dependerá do tempo de exposição ao cigarro e da quantidade de cigarros fumados por dia. Porém, devemos lembrar que o exercício físico regular e bem orientado diminui as chances do desenvolvimento de diversos tipos de câncer, bem como a ocorrência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, sendo, portanto, uma das intervenções que devem ser usadas naqueles fumantes que desejam interromper o vício.

 

Fumantes conseguem se exercitar igualmente aos não fumantes?

No princípio, não. O fumo diminui a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo e por isso o fumante terá uma tolerância menor ao exercício. Porém, ao longo do tempo, se mantiver uma atividade física regular, um ex-fumante pode ter uma capacidade física semelhante ou mesmo mais alta que um não fumante, se exercitando nas mesmas condições e com a mesma intensidade.

Publicidade