Índice deste artigo:

alimentação para atletasA atividade física é caracterizada por um movimento dinâmico do corpo, com aumento do gasto calórico, alteração de alguns hormônios (adrenalina, endorfina), aumento da frequência cardíaca e da temperatura corporal.

As pessoas que usam a atividade física como uma forma de ganhar a vida são conhecidas como atletas de elite, e normalmente ganham dinheiro de algum patrocinador e nas vitórias de competições.

Um atleta de elite dedica a maior parte do seu dia aos treinos, podendo treinar até 12 horas por diárias. Para se ter idéia do consumo calórico de um atleta de elite, é só fazer uma conta: se para cada hora de natação houver um consumo de 400 calorias, e o treino for de 10 horas, o atleta irá consumir no mínimo 4.000 calorias ao dia. Adicionado a esse valor calórico, temos o metabolismo basal, que é o gasto calórico do organismo para cobrir os gastos energéticos da respiração, dos batimentos cardíacos, do funcionamento cerebral, entre outros gastos. Sendo assim, o gasto calórico diário de um atleta de elite que treine 10 horas por dia pode chegar a 6.000 calorias.

Para suprir as necessidades calóricas dos atletas, é preciso que sua alimentação seja altamente calórica. Porém, muitas vezes, isso é muito difícil de se alcançar apenas com alimentos, pois para isso seria necessário um volume de alimentos muito grande. Então, muitas vezes lançamos mão de suplementos alimentares de carboidratos e proteínas, para evitar que a alimentação do atleta fique com uma quantidade calórica abaixo da necessária.

Publicidade