Índice deste artigo:

barriga-close-sendo-medida-com-fita-metrica

Quando o assunto é a perda de peso, muitas pessoas não medem esforços para alcançar o seu objetivo, ainda que sejam necessários diversos sacrifícios. Entre as estratégias adotadas, uma das mais famosas é a Dukan, uma dieta popularizada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan e que deriva da dieta das proteínas, também conhecida como dieta do Dr. Atkins.

A dieta Dukan é dividida essencialmente em quatro fases. A primeira, chamada de "ataque", permite o consumo apenas de proteínas animais, que devem ser grelhadas ou cozidas com o mínimo de azeite possível, ou então cozidos, durando cinco dias.

Já a segunda fase, conhecida como "transição", acrescenta uma série de legumes e verduras, mas proíbe o consumo de frutas, leguminosas e cereais.

A terceira fase da dieta consiste na "consolidação", que dura dez dias para cada quilo perdido. Nessa etapa, são reintroduzidos itens como frutas (exceto banana, uva e cereja e frutas secas, e uma porção de fruta por dia apenas), pão integral (duas fatias por dia), uma porção de queijo gordo por dia e duas porções de alimentos ricos em amido por semana. Além disso, essa fase permite duas refeições "de festa" por semana, nas quais você come à vontade, desde que seja apenas uma porção moderada.

"A última etapa é a da 'estabilização', que é a mais duradoura. Nessa fase, devem ser consumidas, todos os dias, três colheres de sopa de farelo de aveia para regular o trânsito intestinal e eliminar toxinas do organismo. Volta-se a uma alimentação normal, sempre muito equilibrada", explica a nutricionista Fernanda Amorim.

Publicidade